Como a Otosclerose pode ser Tratada?
Saiba Mais
Não existe uma cura conhecida para a Otosclerose. O indivíduo com Otosclerose tem algumas opções:
- Uso de aparelho de audição convencional: amplifica o som. Não proporciona a mesma qualidade sonora obtida após a cirurgia e pode limitar as atividades da vida diária. O especialista pode explicar os diversos tipos de aparelhos de audição disponíveis e fazer uma recomendação de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
- Tratamento cirúrgico: é realizada uma cirurgia chamada estapedotomia ou estapedectomia que tem como objetivo substituir o estribo que está fixo por uma prótese de plástico ou metal que fará a função deste ossinho na transmissão do som. Existem evidências de que o tratamento cirúrgico previne a disseminação da doença para o ouvido interno.
Além disso, pode ser usado um medicamento chamado alendronato de sódio que tem a propriedade de prevenir osteoporose e tem sido descrito com a propriedade de barrar a fase ativa da doença e com isso estacionar ou retardar a perda auditiva, porém somente alguns pacientes se beneficiam. Seu médico pode prescreve-lo antes e depois da cirurgia.